Posted by Diego Jorge de Oliveira On 18:21

Kombato é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileira, calcado nos princípios das forças militares. Foi fundado em 1989, e desde então é liderado pelo Masguro Paulo Albuquerque. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções, alavancas, torções e muito treinamento com armas, inclusive de fogo e improvisadas, mas especialmente facas e bastões; é utilizado por muitas companhias privadas, unidades policiais e militares.

Utilização
O sistema é utilizado por guarda-costas para proteger autoridades, empresários e celebridades. Existe um programa de Kombato adaptado para os civis, visando a auto-defesa e a da própria família, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares. Outro programa é específico ao trabalho policial, e a essência do Kombato é o combate militar, modalidade de luta muito pouco conhecida, usada por forças militares do mundo inteiro. O objetivo do sistema Kombato é fazer com que seus praticantes estejam preparados para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Para compreender melhor o sistema de segurança que o Kombato propõe, os professores ensinam os alunos por meio de mnemônicos (métodos de memorização).
Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente. Todas as técnicas são checadas por simulações pelo seu time de instrutores, e somente após muito estudo, são repassadas aos alunos.

Sistema de graduação
É semelhante ao de outras artes marciais, mas também se assemelha a hierarquia militar. O estudantes iniciam com o título de iniciante, avançam por três graduações de verde (I, II e III), duas de Vermelha (I e II) e uma de marrom e preta (1 a 10). Para crianças, existe a graduação de Amarela. Em cada graduação, há uma dose grande de aprendizado: verde é para combate corpo-a-corpo (lutar em pé e no chão) e defesa pessoal; vermelha para instrução de segurança e proteção VIP; e marrom para técnicas de combate militar.

Aliados
Atualmente é lecionado Kombato nas seguintes organizações:

Marinha do Brasil
Escola Naval
Corpo de Fuzileiros Navais
Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero)
1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo)
2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá)
Batalhão Naval
É também módulo do curso de especialização de guerra anfíbia e do curso de segurança a embaixadas.

Exército Brasileiro
Indústria Militar Bélica do Brasil

Força Aérea Brasileira
Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Polícia Federal
Superintendência Regional do Rio de Janeiro
Superintendência Regional de Minas Gerais

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Escola Superior de Polícia Militar (Academia Militar Dom João VI)
Grupamento Aeromarítimo
Batalhão de Polícia de Choque
GETAM (Grupamento Especial Tático Móvel)

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Associação de Criminalística de Minas Gerais

Outras Organizações
ONU - Para treinamento das tropas envolvidas na MINUSTAH (sigla em francês - Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti).
CTTE - Centro de Treinamento Técnico e Tático Especial - Aulas para a equipe técnica do CTTE e militares, policiais e profissionais de segurança privada que freqüentam o estabelecimento.
Ministério Público Federal
Procuradoria Geral da República - Aulas para a equipe de seguranças do ministro e autoridades do ministério.
Metrô de São Paulo - Aulas para a equipe de seguranças.
Sinagoga Aron Ha-brit - Aulas para a equipe de seguranças, e para os rabinos.
O Kombato é praticado por diversas outras organizações no Brasil e já existe em outros países, como EUA, Itália e Moçambique.


Fonte: Wikipédia