Posted by Diego Jorge de Oliveira On 20:55
Eye of the Tiger by Journey on Grooveshark

O Boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

História



Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu surgimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo mudanças, em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico, em 688 a.C., na 23ª olimpíada; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.
Jovens Lutam Boxe, Cerca de 1500 A.C.
Posteriormente, quando do ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O boxe somente foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

Golpes

Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Nocaute: O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).
Golpes baixos: Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdome.
Sparring: Sparring são lutas de treino, podendo ser com proteção pra cabeça ou não, e quase sempre com
luvas 16oz em vez de 8oz (que é o normal para lutas), consiste no pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista. Muitos lutadores profissionais começam suas carreiras como sparring, antes de se profissionalizarem.

Alguns exemplos clássicos de sparrings, que depois vieram a se tornar campeões incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de la Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.

Tipos de Boxeadores

Infighter e Outboxer

Infighter é o tipo mais agressivo, que avança com tudo contra o adversário, normalmente necessita menos técnica, mas exige mais força e resistência
Outboxer é exatamente o contrário, usa bastante footwork e agilidade pra poder acertar sem ser acertado






Fonte: Wikipédia