Posted by Diego Jorge de Oliveira On 07:00

O savate ou boxe francês, é um desporto de combate, desenvolvido na França na qual os pés e as mãos são utilizados para percutir os adversários e combina elementos de boxe com técnicas de pontapé. Um praticante de savate é chamado savateur e uma praticante de savate é chamada savateuse.

Origem
O savate foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta da época das colonizações. Muito provavelmente eles se inspiraram no boxe tailandês, que tem também outras variantes, como o muay thai. Pelo fato do savate ter sido desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio. No início o savate era semelhante à capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Posteriormente foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do boxe inglês para criar o savate moderno.

Acessórios
Savate é talvez o único estilo de kickboxing em que os lutadores utilizam normalmente sapatos. Para a prática do savate são usadas luvas de boxe, sapatos específicos e uma indumentária denominada de integral.
Graduação
A graduação visualiza-se através de um emblema circular, com a imagem de uma luva, que se coloca no lado esquerdo do integral. A graduação é hierarquizada por cores: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata. Existe igualmente a luva de ouro, atribuída como título honorífico.
Técnicas
As técnicas do savate são distintas das de outros estilos de luta como o kickboxing ou o karaté. Apenas pontapés com o pé são permitidos, ao contrário de artes maciais como o muay thai, que permitem a utilização dos joelhos ou das canelas.
Competições
Como desporto de combate, as competições são disputadas nacionalmente e internacionalmente. No plano internacional existe o Campeonato Europeu de Boxe Francês Savate, o Campeonato do Mundo de Boxe Francês Savate, nas variantes técnicas assalto, combate 2ª série e combate de 1ª série. Esta competição realiza-se na variante feminina e masculina. A competição é também assegurada na vertente nacional, em mais de uma dezena de países, e em competições regionais de que é exemplo o Torneio do Mediterrâneo. A entidade que supervisiona e regulamenta esta modalidade denomina-se Federação Internacional de Savate (FIS).