Posted by Diego Jorge de Oliveira On 01:06




História
A historia nos conta que mestre Wu Ling Wan aprendeu as bases principais do Lung Chuan com o Mestre Cheng Fook, um monge do mosteiro Shao-Lin na província de Fukien (Fujian), nesta época mestre Wu já tinha conhecimento de outros estilos de Kung Fu, mas com as novas teorias de seu mestre o monge Shao-Lin, aperfeiçoou o que já havia aprendido dentro destes princípios e treinou durante anos com o monge até ter dominado todos os movimentos.
Mestre Wu Ling Wan teve como aluno Chin Kan Do um dos que mais se destacou dentro do sistema Lung Chuan se tornando um hábil lutador de sua região e desta maneira sendo muito respeitado e assim conseguiu o posto de chefe da milícia local, passando o seu conhecimento aos membros da sua tropa, Mestre Chin Kan Do teve que aceitar muitos desafios devido a sua posição de chefe da milícia. Dentre seus alunos Fong Choy Kung que era filho de um camponês se alistou na milícia e desta maneira pode aprender o sistema Lung Chuan de seu mestre, se dedicando exaustivamente em seu treinamento até se tornar responsável pelo ensinamento do estilo aos demais da escola.

Devido à posição de mestre Fong na escola Troce-lhe muito respeito no vilarejo e também muita inveja tendo que provar com os punhos a eficiência do estilo Lung Chuan, e assim tornando o estilo muito popular na sua região, após a morte do mestre Chin Do, mestre Fong Choy Kung tornou-se líder da milícia trazendo grande honraria ao vilarejo. Mestre Fong teve vários alunos, mas foram poucos os que se destacaram dentro do estilo e destes o sucessor de mestre Fong Choy Kung, foi Wong Lay, este era muito forte e assim adquiriu um domínio dentro do sistema se tornando um perito em usar as técnicas do dragão. Mestre Wong se aliou aos revolucionários para derrubar o governo, ingressando na sociedade secreta da lotus branca e assim passando seus conhecimentos a mestre Chan Chun Yuen, depois de muitas batalhas contra o governo afastou-se para um vilarejo distante e abriu uma escola passando seus conhecimentos aos jovens da região e ensinando a defenderem suas vilas contra os saqueadores na época das colheitas.

Dentro dos muitos alunos que mestre Chan Chun Yuen teve o que deu continuidade ao seu trabalho foi Weng Hing Sai.

Mestre Weng Hing Sai, alem de dar continuidade ao trabalho de seu mestre na escola, casou-se e deste teve um filho que nascera morto então adotou um jovem órfão de nome Wong Chen Man para preencher o lugar de seu filho o qual recebeu todo o ensinamento do estilo Lung Chuan se tornando um habilidoso lutador tendo vencido excelentes lutadores de sua época trazendo grande orgulho para seu pai. Mestre Wong Chen Man se tornou líder da escola e teve grandes alunos que ajudaram a defender sua região inúmeras vezes contra bandidos das regiões vizinhas que vinham saquear suas colheitas e os moradores.

Mestre Wong além de ser um habilidoso lutador se tornou um excelente conhecedor das ervas, assim tendo ajudado as pessoas mais pobres do local com seu conhecimento nas ervas e em Do-In. Já com idade avançada mestre Wong Chen Man passou a direção da escola para seu melhor aluno o mestre Chan Tung Mui que continuou com o trabalho de seu mestre em ajudar os mais pobres e necessitados.
Se destacando muito em sua escola devido aos que mestre Chan Tung Mui adotava dentro do budismo e seu domínio no Tai Chi Chuan. Mestre Chan Tung Mui teve dentre seus alunos um jovem de nome Chan Yuen San que se destacou rapidamente dentro do sistema Lung Chuan e Tai Chi Chuan se tornando um respeitado mestre de Kung Fu. 

Aos 65 anos de idade mestre Chan Yuen San saindo dos Estados Unidos onde teve residência em Nova York, mudou-se para o Brasil onde abriu uma escola na vila Mariana em São Paulo. Dentre uns poucos alunos que teve apenas dois se formaram: Bladenil Dumas e Welington de Oliveira (Falecido em 1985) tornam-se herdeiros de todos seus conhecimentos dentro do sistema.
Após a morte de seu mestre em junho de 82, aos 85 anos de idade. Somente Bladenil Dumas Ficou responsável pelo ensinamento do estilo Shao Lin Lung Chuan.



Estilo
A cultura chinesa sofreu influencia com o mito do polimórfico Dragão, espírito das águas, responsável em fornecer as chuvas e assegurar a sobrevivência das plantações. O Dragão era o guardião dos deuses e a origem da verdadeira sagacidade.
O dragão representa dois dos elementos antigos: terra e a água. Os budistas de Shaolin o viam como uma visão de iluminação da verdade para ser sentida e não tomada nas mãos. Alguns homens muito idosos eram chamados de homens dragões e eram versados na arte de suporte da vida, no que tangia a medicina com ervas, agricultura e Kung Fu. Na china antiga, estas habilidades eram verdadeiramente um motivo de vida ou morte e aqueles assim dotados, eram considerados de grande estima.

Este estilo surgiu com o objetivo de treinamento específicos visando desenvolver o estado de alerta e concentração. Os movimentos do Dragão eram executados sem aplicação de força física e sim de força mental, com ênfase na respiração no baixo abdome em conjunto com a coordenação da mente, corpo e espírito. Os movimentos longos com fluxos seqüenciais e contínuos supriam os alunos de Shao lin com o equivalente para desenvolver tendões e músculos fortes, a execução destes movimentos dava ao estilo o desenvolvimento do temperamento, a resistência e a habilidade em se tomar impassível a abusos. O fluxo dos punhos são sinuosos e executados com ênfase nos dedos para desenvolver o controle, caráter e espírito. A ênfase era colocada mais leve e rápida na utilização dos pés, pernas e técnicas evasivas. Os movimentos de ataques são executados utilizando-se uma considerável quantia de concentração.
As Manobras são estritamente defensivas por sua natureza. Devastadoramente efetivas e rápidas; o sistema foi desenvolvido para dar velocidade e tenacidade uma vez que ataca, tendo a certeza que seu oponente vai morrer. A maioria das lutas utiliza técnicas de chutes poderosos e movimentos com as mãos em forma de garras, rasgando e rompendo qualquer espaço de pele ou extremidade, deixado sem proteção, tendo como alvo os olhos e a garganta.

Extremamente defensivo por sua natureza aguarda ataque esteja acuado para então avançar em ataque incessante e dilacerador. A principio as mãos são também utilizadas para defesa contra armas deixando que o inimigo acabe ficando em desvantagem. Um dos sistemas de Kung Fu mais fáceis de aprender e um dos mais mortais. Os movimentos são todos contínuos e fluídicos assim como os movimentos de uma nuvem.
As aplicações físicas nestes movimentos almejam olhos, garganta e genitais. O dragão quando esta em repouso tem uma habilidade em movimentar o corpo como uma mola em movimento pendular. Somente através do conhecimento do chi (a força interior) os movimentos e aplicações do sistema Lung Chuan serão efetivos.
Como podemos citar que o conhecedor do tigre pode quebrar uma pedra com a aplicação de seu chi, o do estilo do Dragão esmagaria a pedra simplesmente com a aplicação de seu chi.

Exercícios de concentração de chi garantem que a técnica se torne difundida devido a sua eficiência extrema, mesmo que de fato consideremos que orientada pelas mãos e carece dos movimentos elegantes de chutes, mas ainda assim é versátil e poderosa.
A cabeça se move como ondas, os pés são sólidos como pedra, as mãos se movem como estrelas cadentes. Todos os movimentos provem da mente humana e das características do ser humano. Os ataques são duros e fortes, mas não excessivos.
Eles podem se flexíveis como o junco sob a ação do vento entre um tipo de ataque e outro, mas destruidora como a força de um vulcão. Os ataques contem dissimulações e golpes surpresas que se combinam para reagir contra as defesas de seu inimigo. No estilo Lung Chuan a defesa é suave como uma nuvem, porem não fraca, mas os ataques são violentos como os de um tigre enfurecido e faminto. O estilo do Dragão é composto de movimentos para cima e para baixo, em ângulos para esquerda e direita assim como avanços e recuos, ataques e defesas. Movimentos cima devem ser como elevar uma pedra pesada já o movimento de descida deve ser como quebrar tijolos.

Quando o oponente o prender em uma chave escorregue para fora de suas garras; o avanço e recuo deve ser uma verdadeira ciência. Os golpes devem ser executados seguidos de retiradas; os golpes são como um estalido de um chicote.
Todos os elementos do corpo humano e da alma estão unidos no estilo. Os olhos unificam a mente, a mente unifica o espírito, o espírito unifica a respiração, a respiração unifica a força, a força unifica as mãos, as mãos unificam os pés, os cotovelos unificam os joelhos, os ombros unificam o quadril, e a unificação de todas estas partes cria o poder que extinguira quaisquer inimigos.

O estilo então vasto e complexo como o universo. Dentro de todo se utiliza da aproximação para o combate, exibe força em confronto com força. Seu ataque visa mutilar ou causar a morte de seu oponente, uma vez que toda natureza de seu ataque. As armas principais são punhos ou garras enquanto os potentes chutes são normalmente baixos ou de meia altura.
Propicia o desenvolvimento dos ossos, músculos e tendões. A ênfase na força e a tensão dinâmica que culmina em movimentos curtos e rápidos que os olhos não conseguem acompanhar.
A concentração de chi permitira que se explodisse o alvo colocando quantidades maciças de energia. As distancias são curtas e moderadas, porem, firmemente ancoradas no solo, é tremendo o uso dos joelhos, cotovelos e chutes baixos e potentes. Existem poucos ataques perdidos, tudo é desenhado para se ter poder efetivo de ataque.



Fonte: Lung Chuan Kung Fu Martial Arts