Steven Seagal (Lansing, 10 de abril de 1952) é um ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor, mestre de artes marciais, músico, xerife e ativista americano.
Ainda adolescente, partiu para o Japão para aprender artes marciais, tendo se tornado mestre em aikidô. Naquele país, abriu uma agência de segurança de autoridades e ministrava treinamento para órgãos como a polícia japonesa e agentes da CIA e militares americanos.
Especializou-se também no uso e manuseio de armas de fogo de diversos calibres, tendo ministrado cursos na área para diversas forças de segurança. Em 1980, regressou aos Estados Unidos para exercer as mesmas atividades que realizava com sucesso no Japão, tendo rapidamente encontrado diversas oportunidades na área cinematográfica.
Atualmente, Steven tem escrito ou co-escrito a maioria de seus filmes; um dos seus últimos filmes, Into the Sun (Operação Sol Nascente), foi filmado inteiramente no Japão e na Tailândia e capta a história e cultura locais, mantendo a clássica ação que caracteriza os filmes do ator.
No Brasil, foi dublado na maioria de seus filmes pelo dublador Luiz Feier Motta, que atualmente está afastado das dublagens.
Em 2011, Steven Seagal foi processado por matar um cachorro durante um reality show.
Artes Marciais
Steven Seagal é faixa preta 7º Dan de Aikido, tendo estudado a arte no Japão. Foi o primeiro ocidental a abrir uma academia de artes marciais no país. Além de mestre em Aikido, Seagal possui a faixa preta em outras artes marciais :
- Judô
- Karatê
- Kendo
- Hapkido
Dizem também que Steven Seagal apesar de no começo não ter achado o estilo Wing Chun bom, posteriormente aprendeu o mesmo, já que em vários vídeos você vê um dos movimentos característicos do Wing Chun (O Bong Sao), porém, isso é só um rumor, até agora não foi comprovado pelo Ator.
A única coisa que se sabe de certo é que um dos guarda costas de Seagal é praticante de Wing Chun.
Adaptado de: Wikipédia