Posted by Diego Jorge de Oliveira On 16:05



Título No Brasil: Cinturão Vermelho
Título Original: Redbelt
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 99 Minutos

Sinopse: Mike Terry (Chiwetel Ejiofor) é um professor de jiu-jitsu que evitou o circuito de premiação, preferindo cuidar de uma academia de defesa pessoal e seguir o código de um samurai. Ele e sua esposa Sondra (Alice Braga) lutam para manter o negócio em funcionamento, mesmo que renda o mínimo possível. Até que um acidente do lado de fora da academia, entre o oficial de folga Joe Collins (Max Martini) e a advogada Laura Black (Emilly Mortimer), provoca uma grande mudança na vida de Mike.


Trailer

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 18:21

Kombato é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileira, calcado nos princípios das forças militares. Foi fundado em 1989, e desde então é liderado pelo Masguro Paulo Albuquerque. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções, alavancas, torções e muito treinamento com armas, inclusive de fogo e improvisadas, mas especialmente facas e bastões; é utilizado por muitas companhias privadas, unidades policiais e militares.

Utilização
O sistema é utilizado por guarda-costas para proteger autoridades, empresários e celebridades. Existe um programa de Kombato adaptado para os civis, visando a auto-defesa e a da própria família, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares. Outro programa é específico ao trabalho policial, e a essência do Kombato é o combate militar, modalidade de luta muito pouco conhecida, usada por forças militares do mundo inteiro. O objetivo do sistema Kombato é fazer com que seus praticantes estejam preparados para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Para compreender melhor o sistema de segurança que o Kombato propõe, os professores ensinam os alunos por meio de mnemônicos (métodos de memorização).
Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente. Todas as técnicas são checadas por simulações pelo seu time de instrutores, e somente após muito estudo, são repassadas aos alunos.

Sistema de graduação
É semelhante ao de outras artes marciais, mas também se assemelha a hierarquia militar. O estudantes iniciam com o título de iniciante, avançam por três graduações de verde (I, II e III), duas de Vermelha (I e II) e uma de marrom e preta (1 a 10). Para crianças, existe a graduação de Amarela. Em cada graduação, há uma dose grande de aprendizado: verde é para combate corpo-a-corpo (lutar em pé e no chão) e defesa pessoal; vermelha para instrução de segurança e proteção VIP; e marrom para técnicas de combate militar.

Aliados
Atualmente é lecionado Kombato nas seguintes organizações:

Marinha do Brasil
Escola Naval
Corpo de Fuzileiros Navais
Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero)
1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo)
2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá)
Batalhão Naval
É também módulo do curso de especialização de guerra anfíbia e do curso de segurança a embaixadas.

Exército Brasileiro
Indústria Militar Bélica do Brasil

Força Aérea Brasileira
Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Polícia Federal
Superintendência Regional do Rio de Janeiro
Superintendência Regional de Minas Gerais

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Escola Superior de Polícia Militar (Academia Militar Dom João VI)
Grupamento Aeromarítimo
Batalhão de Polícia de Choque
GETAM (Grupamento Especial Tático Móvel)

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Associação de Criminalística de Minas Gerais

Outras Organizações
ONU - Para treinamento das tropas envolvidas na MINUSTAH (sigla em francês - Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti).
CTTE - Centro de Treinamento Técnico e Tático Especial - Aulas para a equipe técnica do CTTE e militares, policiais e profissionais de segurança privada que freqüentam o estabelecimento.
Ministério Público Federal
Procuradoria Geral da República - Aulas para a equipe de seguranças do ministro e autoridades do ministério.
Metrô de São Paulo - Aulas para a equipe de seguranças.
Sinagoga Aron Ha-brit - Aulas para a equipe de seguranças, e para os rabinos.
O Kombato é praticado por diversas outras organizações no Brasil e já existe em outros países, como EUA, Itália e Moçambique.


Fonte: Wikipédia
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 18:02
CAPOEIRA by BATUCADAS on Grooveshark
A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.


  • 03 de Agosto é o dia da Capoeira


História
A história da capoeira provavelmente começa com o início da escravidão africana no Brasil. A partir do século XVI Portugal começou a enviar escravos para as suas colônias, provenientes primariamente da África Ocidental. O Brasil, com seu vasto território, foi o maior receptor da migração de escravos, com quase 40% de todos os escravos enviados através do Oceano Atlântico. Os povos mais frequentemente vendidos no Brasil faziam parte do grupo sudanês (composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé), do grupo guineo-sudanês, dos povos Malesi e Hausa e do grupo banto (incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes), provenientes dos territórios localizados atualmente em Angola, Congo e Moçambique.

A capoeira ainda é motivo de controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento e o início do século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis com descrições sobre sua prática.
Origem
No século XVI, Portugal tinha um dos maiores impérios coloniais da Europa, mas carecia de mão de obra para efetivamente colonizá-lo. Para suprir este deficit, os colonos portugueses, no Brasil, tentaram, no início, capturar e escravizar os povos indígenas, algo que logo se demonstrou impraticável. A solução foi o tráfico de escravos africanos.

A principal atividade econômica colonial do período era o cultivo da cana-de-açúcar. Os colonos portugueses estabeleciam grandes fazendas, cuja mão de obra era primariamente escrava. O escravo, vivendo em condições humilhantes e desumanas, era forçado a trabalhar à exaustão, frequentemente sofrendo castigos e punições físicas. Mesmo sendo em maior número, a falta de armas, a lei vigente, a discordância entre escravos de etnias rivais e o completo desconhecimento da terra em que se encontravam desencorajavam os escravos a rebelar-se.

Neste meio começou a nascer a capoeira. Mais do que uma técnica de combate, surgiu como uma esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver ao ambiente hostil e enfrentar a caça dos capitães-do-mato, sempre armados e montados a cavalo.

                                                      Atualmente
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.

O aspecto marcial ainda se faz muito presente e, como nos tempos antigos, ainda é sutil e disfarçado. A malandragem é sempre presente, capoeiristas experientes raramente tiram os olhos de seus oponentes em um jogo de capoeira, já que uma queda pode chegar disfarçada até mesmo em um gesto amigável.

Símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, símbolo de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Roda de capoeira
A roda de capoeira é um círculo de capoeiristas com uma bateria musical em que a capoeira é jogada, tocada e cantada. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante o treinamento.
Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do tocador de berimbau ou quando algum outro capoeirista da roda compra o jogo, ou seja, entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.
Em geral, o objetivo do jogo da capoeira não é o nocaute ou destruir o oponente. O maior objetivo do capoeirista ao entrar em uma roda é a queda, ou seja, derrubar o oponente sem ser golpeado, preferencialmente com uma rasteira. Na maioria das vezes, entre o jogo de um capoeirista mais experiente e um novato, o capoeirista experiente prefere mostrar sua superioridade marcando o golpe no oponente, ou seja, freando o golpe um instante antes de completá-lo. Entre dois capoeiristas experientes o jogo poderá ser muito mais agressivo e as consequências mais graves.
A ginga é o movimento básico da capoeira, mas além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, floreios (como o aú ou a bananeira), golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, acrobacias (como o salto mortal), giros apoiados nas mãos ou na cabeça e movimentos de grande elasticidade.
Estilos
Falar sobre estilos na capoeira é um argumento difícil, visto que nunca existiu uma unidade na capoeira original, ou um método de ensino antes da década de 1920. De qualquer forma a divisão entre dois estilos e um sub-estilo é amplamente aceita.

Filmes de Capoeira  Aqui
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 14:39



Título Original: Zan Xian Sheng Yu Zhao Qian Hua
Título em Inglês: Warriors Two
País: Hong Kong
Ano de Produção: 1978
Produtora: Golden Harvest
Diretor: Sammo Hung Kam Bo
Elenco: Casanova Wong, Leung Kar Yan,Sammo Hung Kam Bo, Fung Hak On, Lee Hoi San, Tiger Yeung Cheng Wu,Dean Shek Tien, , Yeung Wai, Lau Kar Wing, Eric Tsang Chi Wai


Sinopse: Após descobrir um complô para assassinar o chefe da aldeia de Fo Shan, Chan Wah (Casanova Wong) encontra-se em fuga de uma quadrilha de bandidos liderado pelo empresário corrupto, Mok (Fong Hak-on). Wah é forçado a se esconder dos bandidos na residência de Leung Jan (Leung Kar-yan), médico e mestre do estilo Wing Chun. Após a gangue matar sua mãe, Wah implora a Leung Jan para adotá-lo como aluno para que ele possa vingar sua morte. Leung Jan recusa, mas acaba por reconsiderar a sua decisão após a intervenção de seu aluno, Fei Chun (Sammo Hung).


Trailer

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 14:30

Título Original: Wing Chun
País: China/Hong Kong
Ano de Produção: 1994
Diretor: Yuen Wo Ping
Elenco: Michelle Khan, Yen Chi Tan, Chui Siu Keung, Yuen Kuni, Donnie Yen.

Sinopse: O novo cinema chinês nos apresenta mais uma super-produção onde Michelle Klan a "Rainha das Artes Marciais", nos brinda com incríveis manobras acrobáticas num estilo inigualável de lutas marciais. Um filme com muita ação e momentos de intenso humor, colorido riquíssimo, cenários maravilhosos numa história forte e ao mesmo tempo encantadora... Wing Chun (Michelle Klan), é uma garota pacata que vive para sua família e a espera do grande amor de sua vida. Mas, as coisas esquentam na sua vila quando guerreiros assassinos raptam sua melhor amiga. Agora, enfrentar o raptor e seu bando de selvagens, significa vida ou morte para todos. Neste combate, Wing Chun deverá usar de toda sua habilidade para derrotar seu poderoso agressor...


Trailer
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 14:19


Titulo Original: Ip Man 2
Título Traduzido: O Grande Mestre 2
Gênero: Ação
Duração: 1H 47Min
Diretor: Wilson Yip
Ano de Lançamento: 2010

Sinopse: O filme é uma sequeência ao filme de 2008 “Yip Man” (ou “Ip Man”, é baseado na vida de um dos maiores mestres das artes marciais Wing Chun (ou Ving Tsun). Após os eventos do primeiro longa, a sequência centra nos movimentos de Yip em Hong Kong enquanto ele tenta propagar sua disciplina de Wing Chun e encontra rivalidade com o mestre local de Hung Gar. O filme também focará em um jovem Bruce Lee


Trailer





Posted by Diego Jorge de Oliveira On 14:15



Título Original: Ip Man
Título Traduzido: O Grande Mestre
Duração: 1h42min
Ano de Lançamento: 2008

Sinopse: Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu – finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip Man, o Grande Mestre.


Trailer


Posted by Diego Jorge de Oliveira On 12:00



Título Original: Enter the Dragon
Título Traduzido: Operação Dragão
Duração: 102 min
Ano de Lançamento: 1973


Sinopse
Lee é um ex-monge Shaolin contatado por uma organização secreta para aceitar participar de um Torneio de Artes Marciais patrocinado pelo misterioso Han. Dentre os competidores estão lutadores do mundo todo, incluindo o playboy e jogador Roper e o afroamericano Willians, ativista dos movimentos negros anti-racistas. A missão de Lee é encontrar uma agente chinesa infiltrada e desbaratar a organização criminosa de Han. Este é um traficante internacional de heroína e ópio e mora em uma ilha fortemente guardada, onde vive como um rei em um grande palácio.


Trailer


Posted by Diego Jorge de Oliveira On 11:56


Lançamento: 1981

Sinopse: Billy Lo retrorna para a China a fim de visitar Chun Ku, seu velho mestre, e Bobby, seu irmão. Para sua surpresa, Chin Ku morre misteriosamente e Billy resolve investigar. Infelizmente, ele também é assassinado e Bobby fica com a missão de descobrir toda a verdade por trás dessas mortes e vingar a morte de seu irmão.


Trailer




Posted by Diego Jorge de Oliveira On 11:51




Duração: 87 Min
Ano de Lançamento: 1973

Sinopse
O filme é centralizado num idealista holandês, Martijn, que viaja ao Marrocos para iniciar um fundo de caridade. Assim que chega ao país, ele é seqüestrado por um grupo terrorista chefiado por Ahmat. No seu cativeiro, Martijn é questionado sobre sua real identidade e seus reais interesses no país e o preço pela resposta errada é a perda de um dedo. No decorrer do filme duas perguntas pairam no ar. O que Ahmat realmente quer? Até que ponto Martijn revelará sua identidade verdadeira e se arriscará a perder mais do que seus dedos?


Trailer

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 11:47



Ano de Lançamento: 1972

Sinopse:Em Bruce Lee O Voo do Dragão Estamos em Roma, e o couro vai comer! O jovem Tang Lung (Bruce Lee) acaba de chegar para proteger sua amiga e dona de restaurante Cheng Ching Hua (Miao) da extorsão de um bando. A Máfia seqüestra uma criança e tenta mandá-lo de volta para China. O chefe do bando manda vir dos EUA um perigoso mestre japonês de Hap Ki Do, com o reforço do melhor discípulo do campeão norte-americano de karatê, mas Tang acaba facilmente com os 2. Agora o campeão norte-americano Colt (Chuck Norris) vem em pessoa desafiar Tang numa luta memorável no Coliseu de Roma… Imperdível para os fãs do grande mestre Bruce Lee.


Trailer 



Posted by Diego Jorge de Oliveira On 11:40

Informações do Filme
Duração: 1h 50min.
Lançamento: 1972

Sinopse: Ao retornar para Shangai, Chen Jun (Bruce Lee) um jovem estudante de artes marciais, descobre que Fok Yun-kap, seu velho mestre do kung-fu, morreu sob misteriosas circunstâncias. Em sua procura” pela verdade e desejo de vingança.

Chen descobre que uma grande operação de tráfico de drogas, uma escola rival e a tensão entre chineses e japoneses foram os fatores que provocaram a morte de seu mestre Agora, em combates brutais e usando somente a força de seus punhos, ele terá que enfrentar os assassinos de seu mestre e lutar contra as forças imperialistas japonesas que querem dominar seu povo.


Trailer

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 11:02





Informações do Filme
Título Original: The Big Boss
Tempo de Duração: 100 min
Ano de Lançamento: 1971

Sinopse: Levado por seu tio a Bancoc para viver com os primos, o jovem Cheng passa a trabalhar na fábrica de gelo local, cujo proprietário está envolvido com tráfico de drogas e prostituição. com a escalada da violência, Cheng revela-se profundo conhecedor das artes marciais e derrota a quadrilha. Clássico de kung-fu, estrelado pelo verdadeiro Bruce Lee. Foi esse filme de sucesso estrondoso que o lançou ao estrelado.
Trailer

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 10:34

Sinopse
Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.

Título Original: Ali
Título Traduzido: Ali
Duração: 167 minutos
Ano: 2001

Trailer



Posted by Diego Jorge de Oliveira On 10:12

Dados do Filme
Titulo Original: Million Dollar Baby
Título Traduzido: Menina de Ouro
Duração: 122 MIn
Ano de Lançamento: 2004

Descrição: Afastado da sua filha, Frankie revela uma grande dificuldade na aproximação aos outros, e apenas lhe resta o amigo Scrap, um ex-lutador de boxe que cuida do ginásio de Frankie. É então que entra em cena, em seu ginásio, Maggie Fitzgerald, que sempre teve pouco da vida, mas que ao contrário de muitos, sabe bem o que quer e tem a determinação necessária para o alcançar.

Trailer



Posted by Diego Jorge de Oliveira On 08:12
Mello no Theme by Taniuchi Hideki on Grooveshark

Jeet Kune Do, literalmente traduzido como "O modo de se interceptar o punho", também Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee.

Recentemente, em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar o estilo. O nome faz referência à arte ensinada por Bruce Lee, como pretendia quando ainda vivo. "Jun Fan" é o nome em chinês de Lee, com a tradução literal sendo "O modo de Bruce Lee de se interceptar o punho."

Estilo, sem formas fixas, o Jeet Kune Do é um sistema criado por Bruce Lee, que mais que uma arte marcial, é uma sintêse de seus próprios pensamentos. Em última instância o Jeet Kune Do (Caminho do golpe que intercepta) não se resume à uma técnica, mas essencialmente à uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Zen Budismo, e de Krishnamurti.



Emblema do Jeet Kune Do. Os caracteres chineses ao redor do símbolo Taijitu indicam: "Usar nenhum meio como meio" e "Tendo nenhuma limitação como limitação" As flechas representam o movimento interminável e mudança do universo.

Segundo sua mulher, Linda Emery Lee, Bruce sempre se considerou primeiro um artista marcial, depois um ator.

Aficionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Percebeu a ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Lee considerava que as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas.


“Se sua vida está ameaçada, você não para e pensa: Deixe-me ver se minha mão está na posição correta, ao lado do meu quadril, ou se meu estilo é O ESTILO. Então, por que a dualidade?” (Bruce Lee)


Bruce acreditava que a velocidade era elemento fundamental do combate, e que as técnicas mais simples eram mais rápidas, tanto em velocidade de reação, quanto de aplicação.

Através de experiências em combates reais, percebeu certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos de seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e se desenvolveu em vários sistemas de artes marciais, unificando-as em um estilo único que chamou de Jeet Kune Do. A principal diferença que Lee estava adotando ao seu estilo era a prioridade para a velocidade, usando para isto golpes lineares, ao invés dos tradicionais movimentos circulares das artes clássicas.

Os estilos pesquisados e sintetizados por Lee são o Boxe, Esgrima e o Wing Chun (Ving Tsun) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man.
A abordagem filosófica do Jeet Kune Do é o mais importante do sistema, já que ele não se limita a conjuntos de movimentos. Para Lee o Jeet Kune Do se desenvolve diferentemente em cada tipo de lutador, porque as pessoas são igualmente diferentes, e não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. A “liberdade de expressão” era para ele fundamental dentro de uma luta, e acreditava que um sistema marcial restrito, ou um conjunto de movimentos limitava a habilidade de resposta do lutador, que deve ser completa. O lutador eficaz deveria ser capaz de responder a qualquer tipo de situação. Essa era uma de suas principais divergências quanto aos métodos clássicos, que exploram situações de adversários estáticos em seqüências pré-estabelecidas, “dissecando-as como um cadáver”. Para ele o combate era bem vivo, e muito diferente de qualquer abordagem estática.

Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações.

Do ponto de vista teórico a importância do controle da “distância”, do “timing” e da “cadência”, quebras de ritmo e dos fatores psicológicos do combate.

Sobre o ponto de vista físico, seus métodos de treinamento, alimentação e principalmente da coordenação e acurácia para desenvolvimento de maior potência dos golpes, através do domínio da tensão relaxamento das fibras musculares no momento dos golpes, além dos processos mecânicos envolvidos em cada um.



Fonte: Wikipédia
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 21:11


Qin Na, Chi-Na ou Chin Na, pode ser traduzido literalmente como método de imobilização, "Chin" significa agarrar ou segurar, e "Na" significa controlar.
Este conjunto de técnicas marciais chinesas utiliza torções, chaves de articulações e pontos de pressão para imobilizar o oponente.
Yueh Fei
O chin na é uma prática usada em quase todos os estilos de artes marciais chinesas e algumas vezes combinado com o shuaijiao (técnica corporal de luta chinesa). Por exemplo, este é um dos aspectos marciais aplicados no Tai Chi Chuan, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da força chí (Ki) para a saúde e a marcialidade. Os historiadores acreditam que o general Yueh Fei (1103-1114 d.C) aprendeu com o monge Shaolin Jao Tung as 108 técnicas originais de apresamento e torção que ficariam conhecidas por chin na. Dominar o atacante sem a necessidade de ferí-lo demasiadamente, era a intenção original dos monges Shaolin que codificaram o método. Diz-se que um Mestre nesta arte é capaz de matar seu oponente se prolongar a aplicação de certas técnicas. Dentre os estilos de Kung Fu, os que maior importância dão a prática do Chin-Na são:
o estilo Pai Huo Chuan
o estilo Fan Tzi Ien Jao
o estilo Hung

Há também um estilo transmitido principalemnte em Macau por um mestre chamado Wong Po Kan, também mestre em Wing Chun. Ao general Yue Fei, os taoístas atribuem a criação do estilo Hsing I, um dos três estilos internos ( Nei Chia ) de Kung Fu.
Existem 4 divisões principais entre os métodos de Chin-na que são:
NÍVEL BÁSICO: 1) Fen Jin (divisão muscular) 2) Tsuo Kuo (deslocamento ósseo)
NÍVEL AVANÇADO: 3) Bih Chi Toan Mie (impedimento do fluxo de ar ou de sangue) 4) Tien Hsuen (pressão nos pontos de energia)



Ainda hoje a polícia chinesa utiliza técnicas de Chin-Na e Suai Jiao para imobilização de elementos desarmados.
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 19:08

Shaolin "Fan Tsi Eagle Claw" é uma série de técnicas de luta do tradicional kung-fu chinês. Esse estilo de kung-fu do norte foi desenvolvido e amplamente usado na China. Foi desenvolvido e usado pelo famoso general militar, Ngok Fei, para treinar seus soldados.

Principais movimentos

Essa série de técnicas de luta é na maior parte composta do seguinte:
Técnicas utilizadas
Nome - Descrição
JAU ------ Agarrar
DA ------- Golpear
KUM ------ Pegar
NA-------- Estrangular
FAN GUN -- Separar Tendões
CHO GWAT - Deslocar as Articulações
DIM YUET - Atingir Precisamente os Pontos de Pressão
BAAI HEY - Parar de Respirar
SIM GIN -- Esquivar
TUN NOH -- Saltos e Usar a força do adversário

O Garra de Águia tradicional é baseado em 3 formas fundamentais: Hahng Kuen Sahp Lo (AS 10 Seções do punho dominante), Lin Kuen Ng Sahp(50 seções de punho combinado), e 108 Chin-Na (técnicas de chaves de juntas). Todas as técnicas são muito eficientes.

História

O kung-fu Garra de Águia foi criado na dinastia Sung. Esta popularidade, entretanto, só veio na dinastia Ming. O desenvolvimento histórico do kung-fu Garra de Águia é a seguinte: Um monge chamado Lai Chun, que foi um famoso praticante do estilo Fan Tsi (estilo acrobático),desenvolvera um interesse nas técnicas de Garra de Águia, por serem muito úteis e eficientes. Ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e improvisando as técnicas Fan Tsi e Garra de Águia que ele incorporou em uma nova série de técnicas de luta em um sistema único passando chamar-se, "Ien Jiao Fan Tsi (Garra de Águia Acrobático)".
Essas técnicas foram então passadas para um monge chamado Tao Chaig que passou para um monge chamado Fat Sing. Até esse período essas série de técnicas foi somente ensinada para monges budistas e então, essas técnicas não foram conhecidas por muitas pessoas. No final da Dinastia Qing, um homem chamado Lau Si Chun, de Huibei herdou essa técnicas de luta de Fat Sing. Lau Si Chun passou 30 anos praticando aplicadamente. Ele tornou-se famoso em Beijing por causa de seu conhecimento e habilidade em "Shaolin Fan Tsi Ien Jiao"(Shaolin Garra de Águia Acrobático). Lau Si Chun também se especializou na técnica do "Daí Gong Gee" (bastão longo), por causa de sua performance notável nas velhas competições de kung-fu. Alguns anos mais tarde, ele passou toda sua técnica para seu sobrinho Lau Sing Yau. Lau Sing Yau então passou esse conhecimento para seu terceiro filho Lau Kai Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng. Lau Kan Man passou o kung-fu Garra de Águia para seu sobrinho Lau Fat Mang (7ª Geração dos Grãos Mestres).
Chan Tsi Cheng sucedeu em aprendizado todas essas técnicas do Garra de Águia. Pôr ele admirar a Associação Chin Woo, iniciada pelo Huo Yuen Já, Chan Tsi Cheng foi para Shanghai com Lau Fat Man para juntar-se a Associação Chin Woo, e divulgar o conhecimento do kung-fu Garra de Águia lá. Lau Fat Man era sobrinho de Lau Kai Man, então ele aprendeu de seu tio ainda muito jovem. Quando Lau chegou em Shangai, a primeira coisa que ele fez foi ir para o escritório da Associação Chin Woo para ensinar lá. Nesta Associação, todos eram exigidos a saber as 10 formas básicas do Chin Woo. As 10 formas básicas eram: Tan Tui, Ko Le Kuen, Tuet Tchi Kuen, Um Fu Chen, Quan Yeung Quan, Pa Kua Tou, Tii Kuen, Da Gin Kqen, Sahp Gee Gin Kqen, Toa Kuen(Toy Chá). Após isto, eles poderiam aprender um dos 5 estilos de kung-fu ensinados naquela associação.
Em compasso, Lau torna-se assistente de Chan. Em 1924, a Associação Chin Woo abriu uma sede em Hong Kong. A associação queria enviar um professor da matriz em Shanghai para ir a Hong Kong para ensinar, Chan Tsi Cheng foi selecionado. Portanto, Lau Fat Mang permaneceu em Shangai e tornou-se o professor chefe na Associação Chin Woo onde treinou muitos estudantes com sucesso. Dois anos depois e a Associação Chin woo abriu uma escola em Fut Shan, que esta localizada no sul. Lau Fat Man foi enviado para essa escola.
Em 1929 Chan Tsi Cheng deixou Hong Kong e retornou para o nordeste da China, então a Associação Chin Woo em Hong Kong ficou sem professor de Garra de Águia, essa situação permitiu Lau Fat Mang ir para Hong Kong substituir Chan Tsi Cheng.
Quando Lau Fat Man chegou em Hong Kong atraiu muitos estudantes. Entre eles estavam Ng Wai Nung(Professor do Mestre Shum Leung), Lee Zhan Mang e Lee Wang Hong. Lau Fat Man era muito sério em seu trabalho e, pacientemente, trabalhava de maneira individual com seus estudantes. Neste período, existiam outros dois mestres muito famosos do norte que, como Lau Fat Man, ensinavam em Hong Kong: Kan Tak Hoi (Tai Shing Pek Kwar Moon, o Rei do Macaco) e Yip Yue Ting (Mai Jung Low Han).
Por esses três Mestres serem da mesma vila de Huibei e serem muito habilidosos em kung-fu, a comunidade Wushu nomeou-os de "Os 3 heróis de Huibei", eles eram muito bons amigos, e estavam sempre juntos. Em 1931 Lau Fat Mang foi convidado para chefiar a Associação de artes marciais Jung Nam, onde Lau ensinou alguns anos.
Em 1933, Lau Fat Man recebeu um convite para ser instrutor chefe pelo Exército Guang Dung. Ele aceitou o convite, não muito tempo depois, Lau Fat Mang abandonou os ensinamentos para militares e retornou para Hong Kong, onde ele abril a escola Lau Fat Mang de Garra de Águia. Logo após Lau Fat Mang abrir sua escola, os Japoneses invadiram a China.
Apesar de Lau Fat Mang ter muitos estudantes, e sendo ele um cidadão patriota, decidiu fechar sua escola e lutar pelo seu país. Ele lutou na linha de frente e foi o criador do 19º Regimento Armado, chamado "Daí Do" (Grande Espada). Lau Fat Mang continuou na linha de frente até o Japão se render. Após a guerra, Lau Fat Mang mudou-se para Guang Chou.
Em 1949, Lau Fat Man mudou com sua família para Hong Kong. Ele continuou a ensinar e divulgar o kung-fu Garra de Águia. Neste período a união dos restaurantes Kowloong de Hong Kong convidou-o para representar o estilo de kung-fu do norte. Em 1954, Lau Fat Man, Lee Jen Chen e Dong Ying Kit, foram convidados para julgar a 1ª competição de Lei Tai em Hong Kong, Macau. Um professor do estilo Garça Branca Chan Hut Fu, desafiou o Mestre Ng Tai Chi, Ng Goong Yee. Este evento foi muito excitante. Muitas estrelas famosas do cinema, e pessoas ricas, foram assistir. Durante este evento, Lau Fat Mang e Dong Ying Kit foram convidados a fazerem uma demonstração de luta, isso foi mais empolgante que a competição de Lai Tai, por serem esses 2 mestres muito famosos. O dinheiro desse evento foi doado para instituições de caridade.
Quando Lau Fat Man retornou, ele ficou doente (Pneumonia), então ele foi para Chen Chao, uma ilha fora de Hong Kong. Por mais de dois meses ele permaneceu na cama até ele recuperar-se. Seu doutor recomendou que ele evitasse muito esforço e stress, então ele decidiu permanecer em casa e ensinar seus filhos as técnicas da Garra de Águia. Também durante essa época, ele escreveu o livro Kung-Fu Shaolin Yen Jau Fan Tsi (Kung-Fu Shaolin Garra de Águia acrobático) e 108 técnicas de Chin-Na. Sua filha mais velha Lily Lau e seu irmão Francis Lau terminaram o livro demonstrando as técnicas em fotos.
A jovem mulher que é mostrada no livro é a Grã mestra Lily Lau. Quando Lau Fat Man sentiu que ele estava totalmente recuperado ele finalmente retornou para Hong Kong, após estar repousando por alguns anos. Lau Fat Mang ainda estava determinado a divulgar o conhecimento do kung-fu Garra de Águia. Então ele reativou sua escola em Kowloon Mong Kok, e foi aliado por muitos estudantes. No dia 17 de março de 1964, Mestre Lau, faleceu com 62 anos. Ele iniciou sua jornada em Shangai e viajou para o Sul quando tinha 22 anos. Ele divulgou as técnicas do Garra de Águia por quase sua vida inteira.
Apesar de Lau Fat Man ter sido sobrinho de kung-fu de Chan Tsi Cheng, ele causou maior impacto por causa do tempo e esforço que colocou em desenvolvimento, divulgação e ensinamento de tudo o que aprendeu com o Garra de Águia. Não há dúvidas que ele, foi o Grão Mestre do Sul, por divulgar o estilo Garra de Águia além da região.
Ninguém dominou seu estilo favorito "Joi Lok Tong" (forma do estilo Bêbado do Garra de Águia) tão bem como ele fazia. Após a morte de mestre Lau, sua filha mais velha, Lily Lau consolida sua posição e tornou-se a 8ªgeração dos Grãos mestres de Garra de Águia. Portanto, determinada a continuar o sonho de seu pai, ela tem continuado por 37 anos, divulgando o kung-fu Garra de Águia. Grã mestra Lily Lau possui escolas pelo mundo, Estados Unidos, Porto Rico, Inglaterra, Hong Kong, Egito, Grécia, China e agora no Brasil.
Mestra Lau viaja freqüentemente para essas escolas onde ela apresenta seminários anualmente. A personalidade da Mestra Lau é tal que ela nunca reclama. Ela nunca se preocupa sobre o que ela receberá em retorno pelo seu esforço. Mestra Lau é aplicada em seu trabalho e está focada no seu ultimo desejo, divulgar tanto mais o kung-fu no mundo quanto ela puder. Ela gostaria de um dia ver todas as artes marciais unidas. Atualmente, Mestra Lily Lau esta abrindo uma. Sede na América Latina em porto Rico. Ela quer continuar expandindo o Garra de Águia por toda América latina.
Na américa latina temos também o Mestre Li Wing Key, que por sua vez treinou com o Mestre Lau dando total representação da América do Sul, no Brasil seu estilo se propagar ao longo dos anos, formando varios mestre de grande reconhecimento e promovendo mais aindo o Kung Fu Garr de Águia no Brasil.
Dentre varias linhagens do Estilo no Mundo podemos considerar a do Mestre Lau a linhagem mais trabalhada por ser um estilo facil e pratico de treino.

Fonte: Wikipédia
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 18:46


O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, a arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.

Descrição

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
Mais antigo que o Karatê e o Tae Kwon Do (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas. Tornou-se um sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Ópera Chinesa).
A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.


  • O Terceiro sábado do mês de Março é o dia do Wing Chun

História
Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.
Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shao-Lin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos

Como o Wing Chun Chegou ao Ocidente
O Wing Chun foi Transmitido em secreto em algumas linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve que se mudar para Hong Kong. Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e assim o transcreveram em "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando sua escola aos cuidados de seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".

Como Funciona e Suas Características
O Wing Chun é uma das poucas artes marciais que prepara o praticante para o combate total, ou seja, contra todo tipo de ataque (chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, agarramentos, derrubadas, torções, luta no chão, defesa contra vários agressores e armas). Isso significa que há treinamento nas 4 distâncias de combate.
Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos! WT foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.
Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, nós executamos defesa e contraataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.
Treino de reflexos: Os movimentos de defesa do WT derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, WT é menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. Aprendemos a sentir quando o agressor faz uso de força pegamos emprestada essa força e a devolvemos na forma de ataque.
Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do WT é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:
1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.
Quatro Usos da Força:
1º - liberte-se da sua própria força;
2º - liberte-se da força do oponente;
3º - use a força do oponente contra ele;
4º - some a sua força à força do oponente.




Cidade: Bauru - SP
Nome: Lung Chuan Kung Fu Martial Art
Professor: Denil
Estilos: Taichi Chuan/Shaolin Loong Chuan (Dragão)/Wing Chun/Sanda
Endereço: Rua Bandeirantes, 7-06
Telefone: 14-3227-9315 / 30163701
Site: www.lkmakungfu.com

Fonte: Wikipédia

Posted by Diego Jorge de Oliveira On 09:53




Kenjutsu, em tradução literal: "Técnica da Espada", é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas. Pode também ser chamada de kendo ou heihô/hyôhô , entre outras denominações possíveis.

História
Existem vários estilos de kenjutsu. Os primórdios da arte remontam ao período Kofun da história japonesa, com registros sobre o Kashima-no-Tachi , ou "espada de Kashima", supostamente ensinada aos soldados Sakimori, que eram destacados para proteger as fronteiras contra ameaças externas. A evolução do kenjutsu se deu basicamente na região de Kashima, Ibaraki, onde havia sete estilos sob a supervisão de sete sacerdotes xintoístas, e na região de Kyoto, onde havia oito estilos sob a supervisão de oito monges budistas.
Os estilos de kenjutsu como conhecidos hoje foram tomando forma no período Muromachi (séculos 15 e 16) , em particular no período Sengoku. Existem basicamente quatro estilos (alguns definem três) que foram a fonte da grande maioria dos estilos criados posteriormente:
Shinkage-ryû, criado por Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna a partir do Kage-no-nagare , criado por Aisu Ikôsai Hisatada;
Tenshinshôden Katori Shintô-ryû, criado por Iizasa Chôisai Iga-no-kami Ienao ,o Kasumi Shinto Ryu e o Kashima Shinto Ryu;
Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide ;
Nen-ryû, criado pelo monge Nen-ami Jion , em particular o estilo Maniwa Nen-ryû .
O número de estilos de kenjutsu existentes teve uma grande expansão durante o período Edo (séculos XVI a XIX), registrando-se mais de 500 estilos de kenjutsu em seu auge. Foi nessa época que se começou a praticar kenjutsu com a shinai, a espada de bambu, e com o bogu, a armadura, no que foi o precursor do kendo moderno.

Alguns dos principais estilos de kenjutsu que se desenvolveram no período Edo foram:
Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi;
Yagyu Shinkage Ryu, criado por Yagyu Muneyoshi, a partir do Shinkage Ryu de Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna;
Ittô-ryû, criado por Itô Ittôsai Kagehisa, a partir do estilo Toda-ryû, que é a linhagem legítima do estilo Chûjô-ryû, criado por Chujô Hyôgo-no-kami Nagahide.
Suio ryu, de Mima Yochizaemon
Com a restauração Meiji, no fim do século XIX, e a proibição do porte de espadas, vários estilos acabaram desaparecendo, fato que se repetiu após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Mas ainda existem vários que sobreviveram até os dias de hoje.
Atualmente, existem duas organizações, a Nihon Kobudô Kyôkai e a Nihon Kobudô Shinkôkai que congregam vários dos estilos de kenjutsu existentes atualmente.
Em diferentes países, existem federações locais. No Brasil existe a CBKob (Confederação Brasileira de Kobudo), antiga CBKen (Confederação Brasileira de Kenjutsu).

Prática
O treinamento de kenjutsu varia de acordo com o estilo em questão. Na maior parte dos estilos o treinamento se baseia em katas (formas pré-arranjadas). Em alguns estilos, a prática dos katas é complementada por treino de luta utilizando equipamentos de proteção.
No treinamento de katas, normalmente, é utilizada uma espada de madeira semelhante a uma katana, chamada bokken ou bokuto. Cada estilo de kenjutsu costuma impor medidas específicas de comprimento, largura e curvatura para o seu bokuto.
Já no treinamento de luta, os dojos que o fazem utilizam alguma forma de proteção para evitar lesões graves. A maior parte utiliza o mesmo equipamento de proteção do kendo, composto por bogu (armadura) e shinai (espada de bambu). Outro equipamento que também pode ser utilizado para lutar é o fukuro-jinai, uma espada semelhante à shinai do kendo, mas com o mesmo comprimento que uma katana e construído a partir de várias tiras de bambu cobertas por um revestimento de couro.
Alguns estilos praticam também corte (tameshigiri e suemonogiri) com shinken(espada de metal com corte).
Cabe lembrar que cada estilo tem características próprias de treino. O praticante já começa o combate com a espada desembainhada. Em alguns estilos, como por exemplo o Niten Ichi ryu, existem técnicas específicas para a utilização de duas espadas, uma em cada mão.
O kenjutsu é uma disciplina física, mental e espiritual; para a sua prática é necessário o equilíbrio entre corpo e mente, mais do que força física e vigor. Os ensinamentos mais profundos do kenjutsu possuem um teor filosófico bastante forte.
Várias artes marciais dela descendem ou sofreram influência, tais como: o kendô, sua versão moderna, que possui uma maior enfase no Dô (formação do caráter humano); o iaidô, arte do desembainhar da espada, e o aikido, que incorpora princípios de treinamento com a espada, embora não a tenha como foco principal.
No Brasil, a prática do kenjutsu encontra-se bem difundida e segue as normas da Confederação Brasileira de Kenjutsu (CBKEN)- fundada por membros do Instituto Cultural Niten e presidida pelo mestre Jorge Kishikawa. Preconiza-se que a prática seja feita com professores filiados a CBKEN (Instituto Cultural Niten) e ao Nihon Kobudo Kyokai.



Fonte: Wikipédia
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 09:03
Tea Harvest by Lei Qiang on Grooveshark

Do pinyin: Wushu é um termo chinês que literalmente significa "arte da guerra". No Brasil o termo normalmente usado é o Kung Fu. No entanto, na China este termo caracteriza qualquer tarefa feita com perfeição, não apenas artes marciais. Temos também outro termo bastante usado na China, Kuoshu, que significa "arte nacional", este termo foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista.
Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien, Huanshan. Tal escola visa prioritariamente a prática para o desenvolvimento externo, ou seja, para o desenvolvimento propriamente físico ou marcial, são estilos de Kung Fu classificados como Duros. A maioria dos estilos externos se encaixam no estilo principal: tongbeiquan, um estilo baseado no movimento de animais tais como o tigre, o louva a deus, o macaco, a serpente e a garça. Outro exemplo de estilo de Kung Fu externo é o Sanshou ou Sanda ou boxe chinês, direcionado para combates. Voltando a escola interna, podemos dizer que ela visa mais a prática para o desenvolvimento interno, ou do Chi, a energia interna, são estilos classificados como Suaves. A escola interna ficou mais conhecida, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan). Outras modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.
Uma reformulação moderna com um intuito esportivo de alto desempenho é o Kung Fu Moderno, que frequentemente exige atletas muito bem preparados. Paralelamente, temos o Kung Fu Tradicional, tendo inclusive muito mais praticantes do que o Kung Fu Moderno. O foco do Kung Fu Tradicional é oferecer uma prática esportiva e marcial para todas as idades.


  • O dia 11 de abril é considerado por lei estadual o dia do Kung Fu (São Paulo)


Origem
Kung fu é arte na China, mas chamar o Kung Fu de sistema de luta seria uma ofensa, pois como transcende as barreiras políticas e religiosas ao redor do globo é considerada uma arte não só da luta mas a arte de se superar e de viver a arte do Kung Fu. Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias, mas, no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-se que o primeiro estilo de Kung Fu venha do conhecimento propriamente dos camponeses que defendiam seus cercamentos utilizando derrubadas conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador Jakus-Shu há mais de cinco mil anos.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.

A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.

Os Primórdios
Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Verão (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.
Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o período Chou, uma espécie de luta greco romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens. O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a florescer.
O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era xi xi uhu (os mesmos caracteres que os usados para o ju jutsu japonês).
As dinastias Ch'in (221-206 A.C.) e Rã (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais como o shoubo (luta romana) e o shuai-jiao, uma contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram incorporadas à arte, e o taoísmo (Filosofia Tao) começou a influenciar a filosofia de luta.
Na dinastia Jin (265-439 D.C.) e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias de poder interior e exterior ainda são respeitadas até hoje.
Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, durante o período dos Três Reinos (220-265 D.C.), criou um método de movimento e respiração chamado wu chien shi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.
O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung Fu também veio durante as dinastias do Norte e do Sul: a chegada de Bodhidharma.

O Termo "Kung Fu"
Kung Fu, é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.
O termo não era muito popular até a segunda metade do século 20 e por isso raramente é encontrado em textos antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século 18, pelo missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chineses (camponeses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Canton) costumavam referir-se (com este termo) a treinos de lutas mentais, atividades que requeriam muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente.
Entretanto, a palavra ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial (especialmente os de Bruce Lee), e aos seriados para televisão que levavam-na como título.

A saudação Kin Lai




A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming, Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão maoista da época.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.
Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).
Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios não é nada.

Objetivos e Benefícios
Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a saber ser derrotada e assim mesmo encarar novos obstáculos e desafios sem desistir.

Treinamento
O Wushu pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica completa de todo o corpo, na maioria das vezes seqüências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como katis no Brasil, dada à influência do termo "kata", usado no Karatê.
Alguns estilos incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa do povo.


Academias Brasileiras de Kung Fu:

Cidade: Bauru - SP
Nome: Lung Chuan Kung Fu Martial Art
Professor: Denil
Estilos: Taichi Chuan/Shaolin Loong Chuan (Dragão)/Wing Chun/Sanda
Endereço: Rua Bandeirantes, 7-06
Telefone: 14-3227-9315 / 30163701
Site: www.lkmakungfu.com
------------------------------------------------------------------------------------------------

Cidade: São Paulo - SP
Nome: Academia Fenix
Professor: Sandro Artem
Estilos: Garra de Aguia
Endereço: Rua Luis Pinto, 307
Telefone: 11-2294-5279
Sitehttp://academia-fenix.com/modalidade/kung-fu.html

------------------------------------------------------------------------------------------------

Cidade: Bauru - SP
Nome: Instituto de Kung Fu Wushu
Professor: Ana Claudia Fatia
Estilos: Sanda, Shuaijiao, Tai Chi Chuan, Wushu Moderno, Louva-a-deus, Hung Gar e Jiu Jitsu - Parceria Gracie Barra
Endereço: Rua 1 de Agosto, 2-44
Telefone: 14-3222-5300 Cel: 14-9705-7653
Sitehttp://www.ikwkungfu.com/

------------------------------------------------------------------------------------------------

Cidade: Foz do Iguaçu - Paraná
Nome: Conjunto Libra
Professor: Mestre Roderjan
Estilos: He Long Chuan - Wushu Tradicional do Sul
Endereço: Rua Mané Garrincha 145
Telefone: 9943-5111 / 9964-9111
Sitehttp://www.kungfudragaonegro.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------



Fonte: Wikipédia
Posted by Diego Jorge de Oliveira On 20:55
Eye of the Tiger by Journey on Grooveshark

O Boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

História



Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu surgimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo mudanças, em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico, em 688 a.C., na 23ª olimpíada; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.
Jovens Lutam Boxe, Cerca de 1500 A.C.
Posteriormente, quando do ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O boxe somente foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

Golpes

Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Nocaute: O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).
Golpes baixos: Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdome.
Sparring: Sparring são lutas de treino, podendo ser com proteção pra cabeça ou não, e quase sempre com
luvas 16oz em vez de 8oz (que é o normal para lutas), consiste no pugilista que ajuda no treinamento de um outro pugilista. Muitos lutadores profissionais começam suas carreiras como sparring, antes de se profissionalizarem.

Alguns exemplos clássicos de sparrings, que depois vieram a se tornar campeões incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de la Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.

Tipos de Boxeadores

Infighter e Outboxer

Infighter é o tipo mais agressivo, que avança com tudo contra o adversário, normalmente necessita menos técnica, mas exige mais força e resistência
Outboxer é exatamente o contrário, usa bastante footwork e agilidade pra poder acertar sem ser acertado






Fonte: Wikipédia